quinta-feira, 6 de novembro de 2008

REIKI
A CURA EM SUAS MÃOS


REIKI é uma palavra de origem japonesa resultante da junção dos fonemas REI (espírito, espiritual) e KI (ar, energia, sopro, essência).

É uma terapia complementar que, além de potencializar os efeitos de outros tratamentos de saúde, é um sistema de cura completo com suas técnicas e características peculiares.
O sistema Reiki baseia-se em princípios da Medicina Tradicional Chinesa e em todas as teorias e práticas que fundamentaram o pensamento Japonês na primeira metade do século XX. As técnicas de transferência de energia utilizadas no Reiki partem do princípio de que qualquer pessoa treinada e “sintonizada” é capaz de se manter ligado permanentemente à energia Cósmica Universal, fonte de energia de cura e vitalidade.

Apesar de podermos explicar o Reiki verbalmente, as palavras tornam-se desnecessárias quando se vivencia o processo de recepção e aplicação desta técnica. Quando se recebe Reiki automaticamente o entendimento mais profundo acerca do seu significado é absorvido. O indivíduo, uma vez conectado à fonte de energia curativa, torna-se imediatamente um “Curador”, sem que sejam necessários anos de prática.

O processo de aprendizado do Reiki inclui estudos teóricos (história do Reiki), práticos (captação e transmissão de energia), técnicos (detecção de bloqueios energéticos, tratamento de doenças específicas) e de sensibilização da percepção extra-sensorial do indivíduo (exercícios de concentração e percepção da energia vital).

Através de um método de capacitação denominado “sintonização” o aluno, a partir de então, torna-se um praticante a que muitos denominam de “Reikiano”. Com a aplicação prática e o estudo continuado das técnicas e ferramentas de trabalho do Reiki, o aluno pode se tornar mestre, sendo capacitado a ensinar outras pessoas, tornando-se um multiplicador do método.

Existem vários Sistemas de Reiki com suas subdivisões, mas o sistema que nós utilizamos nos atendimentos e nos cursos de formação é o tradicional Japonês, denominado Jikiden Reiki.

Uma aplicação de REIKI pode durar de 30 minutos à uma hora e meia ou mais, dependendo da disponibilidade do terapeuta e do paciente. Em média o tratamento dura cerca de 30 a 40 minutos em consultório. Esta terapia trata com grande sucesso problemas orgânicos como distúrbios do sono, depressão, dores em geral, reabilitação motora, agressividade, cistos e tumores. É geralmente utilizada como coadjuvante em casos mais severos de doenças crônicas.

O REIKI atua equilibrando os centros de energia vital do corpo, denominados CHAKRAS (centros de captação e transformação de energia) e a nível celular influenciando um melhor funcionamento nas trocas químicas e transmissões neurais. Sendo assim, além de atuar como uma técnica de cura, também traz bem estar e qualidade de vida quando aplicado de forma preventiva.

Na formação de Reiki o aluno aprende a acessar de forma mais produtiva as suas capacidades sensoriais e extra-sensoriais. Isto o leva a uma jornada de auto-conhecimento profundo e traz o entendimento interno do que vem a ser a energia universal dentro do organismo humano e suas funções. No mestrado ele acessa informações super atualizadas acerca de pesquisas científicas sobre a atuação da Medicina Vibracional, da qual o Reiki é um dos sistemas. Assim é orientado ao entendimento técnico com embasamento científico, dentro dos padrões de pensamento ocidental, o que complementa a bagagem teórica desta maravilhosa terapia holística.

Nenhum comentário: